domingo, 31 de julho de 2011

“Um dia você aprende que…”

“Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma.
E você aprende que amar não significa apoiar-se, que companhia nem sempre significa segurança, e começa a aprender que beijos não são contratos, e que presentes não são promessas. "

“ Aprende que falar pode aliviar dores emocionais, e descobre que se levam anos para se construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e que você pode fazer coisas em um instante, das quais se arrependerá pelo resto da vida; aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias, e o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida, e que bons amigos são a família que nos permitiram escolher.
Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendemos que eles mudam; percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos.
Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa, por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas; pode ser a última vez que as vejamos. "

"Aprende que ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados.
Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências.
Aprende que paciência requer muita prática."

"Aprende que quando se está com raiva se tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel.
Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame não significa que esse alguém não o ama com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.
Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém; algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo."

"Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte. Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás, portanto, plante seu jardim e decore sua alma ao invés de esperar que alguém lhe traga flores, e você aprende que realmente pode suportar... que realmente é forte e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. Descobre que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!
Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar, se não fosse o medo de tentar."

William Shakespeare

(Para pensar)

Entrevia com o Diretor de Esporte e Lazer de Curitiba (Adilson Bassan)

Diretor de esporte e lazer de Curitiba:
QueJornal-O que é ser um diretor de esporte e lazer?
Adilson Bassan: Acredito que é uma oportunidade de fazer algumas coisas que nós sonhamos. Ou seja, é a oportunidade de uma forma correta, de que você ofereça aquilo que você sabe, que a sociedade em si está procurando, está precisando, e você está com essa ferramenta em mãos, ou seja, eu posso junto com minha equipe que é maravilhosa (registre-se) é fantástica. Eu posso promover momentos de recreação que normalmente o pessoal de periferia, o pessoal de baixa renda não teria acesso, eu acredito que isso, eu como diretor, está na minha mão, no momento em que trabalho junto com minha equipe, então ai a gente consegue levar a oportunidade pro pessoal.
            QJ-Qual é a sua função?
            Eu estou hoje como diretor de lazer e atividade física, a minha função é agregar na equipe, ai de forma a pegar o direcionamento que o secretário dá, o secretário vê. Na verdade tem, existe um deslumbramento. O prefeito tem um plano de meta, um plano de governo, e ele define algumas metas a serem atingidas. Isso é aplicado a diversas secretarias, então chega ao nosso secretário, nossa secretária pega a parte que condiz ao esporte e lazer, interação, enfim a ter uma coisa agora na parte da juventude, é, e traz para os seus departamentos. Nós somos em três departamentos hoje. Temos o departamento de esporte, o departamento de incentivo e promoção social e o departamento de lazer e atividade física. Então a minha responsabilidade é pegar tudo aquilo que diz respeito à qualidade de vida do cidadão dentro de atividade física, junto com o departamento. A minha função é exatamente essa.
            QJ-Quais são os projetos em andamento?
            Um Milhão. Olhando aqui pro departamento de lazer, a gente tem cinco programas, vamos lá:
Programa Pedala Curitiba: é como o próprio nome já diz, ele promove a utilização da bicicleta. Seja como um meio de lazer, mas seja tambem, inspirando o transporte em si. A gente começa a colocar na cidade sementes de utilizar a bicicleta como meio de transporte. Como que a gente faz isso: em um momento de recreação, de lazer, a gente começa a colocar idéias de educação no trânsito. Você não pode andar de bicicleta sem seu capacete, sem ter o material adequado pra você andar.
Tambem tem o Dança Curitiba: é maravilhoso. É composto por quatro trabalhos. Então, nós temos o Dança Curitiba que é o circuito dança Curitiba, que são sete encontros. A idéia é levar para a comunidade a oportunidade de contemplar a dança. Em paralelo à isso pega todo aquele cidadão que deseja (seja de academia, seja duma pessoa que não participe de uma academia, mas que gosta de dançar) e oferecer à ele a oportunidade de mostrar o trabalho dele. Então o circuito tem essa proposta. O regulamento está todo no site, as pessoas entram no site e “opa” tem um evento ai pra eu participar, se inscreve, e uma vez por mês acontece esse evento. Outra linha do Dança Curitiba é o festival de dança adaptado em arte que é o “Acordar”, que os dançarinos são estudantes de escolas especiais. Promove a inclusão social. E ainda dentro do Dança Curitiba, temos momentos nas regionais pra terceira idade (Apartir de 60 anos) só nesse caso que é separada a relação de idade. Última, e não menos importante, talvez o fechamento de tudo, é o Festival de Dança Curitiba, acontece três dias seguidos, a idéia é pegar aquilo que agente viu de melhor nas diversas áreas de atuação, trazer para esse momento mais alguns convidados e fazer uma festa na cidade de Curitiba do tamanho que ela é.
Projetos específicos para os jovens: grafite, skate, batalha do brake, capoeira, Le parkur.
No fim da rua XV (Boca Maldita) acontecem todos os dias os ‘Jogos Gigantes’, é livre, e não paga nada.
E tambem vai ter a Gincana Curitibana (mais informações no site).
            QJ-Quantas academias públicas (ao ar livre) têm aqui em Curitiba?
64 academias.
            QJ-Resuma em três palavras como é trabalhar aqui.
            Desafiador, satisfatório e emocionante.
           

               -Site: WWW.curitiba.pr.gov.br

quinta-feira, 28 de julho de 2011

O xadrez veio com tudo, e pelo jeito vai ficar para a próxima estação...

A moda xadrez para o inverno 2011 não só das peças de vestuário, mas também dos acessórios, como lenços, bolsas, calçados e cintos, então, vai do gosto de cada um.
 
As camisas já são sensação, porem existem outras peças de roupas que também ganham a estampa. Modelos de vestidos, saias, bermudas, casacos, calças e até lingerie, estão já estão nesses estilo.
 
Para não errar na combinação, e ficar parecendo em uma festa junina a estação toda, ajuste o seu uso.
  Como usar?
· As gordinhas devem preferir as estampas de tonalidades escuras.
· As baixinhas  devem usar estampas menores e apenas uma peça xadrez, para não encurtar a silhueta ainda mais.
· Corpo em formato de triangulo-invertido podem se beneficiar das estampas xadrez grande, usando em calças, short, ou saia, com camisetas escuras.
· Corpo em triangulo deve fazer o oposto.

  Use e abuse dessa estampa que com certeza você irá arrasar!

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Tendência de maquiagem outono/inverno

    Um importante dica para make-up é o minimalismo. Ele finalmente chegou com tudo, mas isso não quer dizer:’não usar maquiagem’, pelo contrario, a moda agora é usar corretivo, base e pó facial, para deixar a pele homogenia, com aparência de saudável, sem parecer carregada, e com isso, destacando-se uma área de seu rosto, olhos ou boca, sem exagero.
  Nas boca, as tendências de beleza são cores vibrantes, como rosa Pink, alaranjado, vermelho, etc. os tons de pasteis e cores nudes também com força nessas estações.
   Combinações inusitadas são uma forte aposta, como tons de verde nos olhos e rosas clarinho nos lábios. Procure adequar sua maquiagem ao propósito do seu dia, ou seja, trabalho, festa, balada, etc.
     Não menos importante,no quesito maquiagem, direto dos anos 80, os tons metálicos. Eles voltaram no olhos, cílios e boca. Você pode misturar gloss com batom mais escuro, para obter cores diversificadas, o mesmo vale para os olhos, mas lembre-se lábios carregados, olhos leves, e vice-versa, para um make-up equilibrado.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Moda tênis

Os tênis coloridos viraram moda e se espalharam rapidamente no Brasil e no mundo. São usados principalmente por adolescentes e crianças.
       Esses tênis abrangem uma grande variedade. Com cores fortes, neutras, flosflorecentes e claras. Os cadarços podem ser fininhos, grossos ou até mesmo sem uso. Cantores e artistas como a banda Cine, banda Restart, Justin Bieber, Fiuk e outros, usam esse tipo de tênis.
       Como a moda nunca agrada todo mundo, muitos jovens não aprovam o chamado ‘‘Happy Rock’’.   Algumas pessoas acham que isso seja um exagero, onde as pessoas ‘coloridas’ querem apenas chamar atenção. Outras chegam ainda a dizer que seja um insulto ao tradicional e velho Rock.
  

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Falsa maturidade

        Televisão, internet, tecnologias e comunicações, podem ajudar muito as nossas vidas, mas também traz pontos negativos. Muitas vezes não só para nos, mas também para as crianças.
        E não estou falando de adolescentes evoluídos, estou falando de crianças de 6 ou 7 anos, as vezes ate menos, que se acham independente nos seus atos.
         Bombardeados de informações e novidades, as mentes novas absorvem tudo que podem, o que é bom, e também o que é ruim. Como hoje em dia o mundo se mostra mais do que antes as crianças acham que podem fazer tudo, sem ainda conseguir refletir o que é certo ou errado.
         A correria da sociedade faz com que os pais não tenham os mesmos cuidados com os filhos, e ate mesmo com os novos modelos familiares, as crianças são criadas muito mais pelo mundo e pela TV do que pelos seus pais.
            E com isso surge crianças que acham certo falar palavrão, que acham certo não se importar com os outros, que é certo ser egoísta, que o importante é ser o mais bonito, o mais caro, o mais pop, que não é necessário estudar, nem mesmo pensar. As crianças vem que pra se divertir tem que beber, usar drogas, ter relacionamentos sem compromisso, brigar, vencer em tudo não importa o preço.
           Então se cria crianças que namoram desde novas, que se produzem e maltratam em busca de beleza, que maltratam os outros em busca de ser melhor.
          E é assim vemos a sociedade, as consequências são adolescentes revoltados, traumatizados, depressivos, suicidas, anoréxicos, bulemicos, viciados, criminoso. Pode ser ate um exagero o que acabo de falar, mas esta se tornando a realidade. Adolescentes que acabam com a sua vida pelo que foram na infância.
          Sem mediar as consequências o mundo faz com que as crianças se criem ao espelho que quiserem, e não mais pelos seus pais.
Corpos mudam, mentes mudam, mas ainda não enxergam o mal nas coisas.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Tumblr

    Diferente de tudo que já existe, Tumblr veio como uma nova mania. Este site permite que o usuário crie sua página modifique e poste novas coisas, é uma mistura de twitter e wordpress, um micro-blog. Como no Twitter, você pode seguir outras pessoas e ver no seu painel de controle (Dashboard) os últimos posts destas pessoas que você segue.
    O programa ainda permite integração com outras plataformas, como o site de bookmarks, Livejounal, Facebook e twitter.
    O serviço foi criado em 2005 por David Karp, na época com 18 anos. A
rede aposta na simplicidade. A postagem de qualquer tipo de conteúdo é rápida e fácil, assim como a disseminação do conteúdo produzido pelos demais usuários.
    O tumblr funciona apenas com a língua inglesa, porém é de fácil intuição.E para os que ainda não sabem a pronuncia correta é: ‘tâmbler’.
    O serviço é gratuito e qualquer pessoa pode criar a sua conta e fazer posts sobre o que desejar.Caso queira é apenas acessar:www.tumblr.com, criar um email, senha, arrumar sua página, e pronto, agora é só postar sobre o assunto
que lhe interessar.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Bullying

   (Continuação)
   Claro que não se podem banir brincadeiras entre colegas em meio Escobar. Mas a escola preciso saber diferenciar o que é uma piada aceitável e uma agressão. Ao perceber o bullying,algum profissional responsável deve tomar uma decisão e corrigir o aluno agressor. Em casos de violência física, o colégio deve tomar as devidas medidas, sempre envolvendo os pais, a direção, os docentes e aluno.
  Segundo a   psiquiatra, Ana Beatriz Barbosa Silva, os país influenciam totalmente nas atitudes dos filhos em relação aos colegas. De acordo com a Cartilha do Conselho Nacional de Justiça, o bulliying em relação aos meninos é de forma física e das meninas na forma de intrigas e fofocas. Alem dessas formas também são praticados verbalmente, materialmente, psicologicamente, sexualmente,moralmente, ou ate mesmo de forma virtual, mas conhecido como Ciberbullying.
  O que, a primeira vista, pode parecer um simples apelido ofensivo pode afetar emocionalmente e fisicamente o alvo da ofensa. O bullying pode causar um possível isolamento ou ate mesmo queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por isso podem apresentar doenças psicossomáticas e sofrer algum tipo de trauma que influencia traços de personalidade. Em casos extremos, o bullying chega a afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele escolha soluções mais trágicas,como o suicídio.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Bullying

Bullying é uma situação caracterizada por atos agressivos, verbais ou físicos, de maneira repetitiva por parte de um ou mais  contra uma ou mais vitimas. O termo em inglês significa “ameaçar; intimidar”. O bullying é uma combinação de intimidação e humilhação, em outras palavras, é uma forma de abuso psicológico, físico e social.
  No ambiente escolar, grande parte do ato do bullying é ocasionado principalmente pelo uso negativo de apelidos e expressões pejorativos criado para humilhar os colegas.
  Esse fato pode também ser praticado de um professor para um aluno, por exemplo: o professor intimida o aluno em voz alta rebaixando-o perante a classe e ofendendo sua auto-estima; assumi um critério mais rigoroso na correção de provas com o aluno e não com os demais; persegui alunos por notas baixas ou sem justificativa; ameaça de reprovação; nega ao aluno os seus direitos; assim, expondo-o a tortura psicológica ou ate mesmo tortura física, mais comum em crianças pequena, como puxões de orelhas tapas e cascudos.
  Pesquisas revelam que adolescentes que praticam o bullying são agressivos, com personalidade autoritária, tem necessidade de controlar, usam da força para resolver seus problemas e sofrem com auto-estima, ressentimento e inveja.

(Continua)

quinta-feira, 14 de julho de 2011

DOIS PONTOS DA REALEZA

            Em 2010, pessoas de todo o mundo puderam assistir o casamento da Princesa Victória, da Suécia. Ela era da família real e seu príncipe era apenas um plebeu.
          Neste ano, a cena se repetiu. Porém, dessa vez foi o Príncipe William de Gales se casou com Kate Middleton. A mera plebéia não ganhou título de princesa, mas sim de Duquesa.O casamento ocorreu no dia 29 de abril, e parou pessoas do mundo inteiro.

          Outro acontecimento que marcou esse primeiro semestre de 2011,foi a morte de Osama Bin Laden, chamado por muitos de Príncipe do Terror. A morte do terrorista teve repercussão mundial, porém todos sabem que a sua morte não significa paz mundial.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

REFORMA DA CATEDRAL– MARCO ZERO DE CURITIBA

Construída entre os anos de 1876 e 1893, a catedral de Curitiba nunca passou por uma reforma completa. De acordo com o pároco Pedro Verson Alves de Sousa filho, no ano de 1975 a igreja sofreu algumas intervenções para adequar ao Conselho Vaticano 11 – como mudança no altar e abertura das laterais da igreja, e em 1993, por ocasião do centenário da catedral. Mas nenhuma foi tão profunda quanto a que será realizada agora.

Um símbolo histórico de Curitiba, a catedral Basílica menos de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, será reformada e restaurada. O projeto, orçado em R$1,3milhões, já foi aprovado pelo ministério da Cultura. Mas o inicio dos trabalhos dependem da arrecadação de recursos.

A expectativa, segundo o pároco, é que as obras se iniciem em junho, mas para isso precisam contar com doações. Ele ressalta que tanto pessoas físicas tanto jurídicas poder doar.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

CEU-Casa do Estudante Universitário

Em 18 de agosto de 1948 a Casa do Estudante Universitário foi fundada com o intuito de prestar assistência e moradia a muitos estudantes que vieram do interior do Estado e do resto do Brasil, além de também ajudar alguns alunos de intercambio.

  A inauguração da sede aconteceu em abril de 1956. Naquela época, a CEU foi palco de concursos de beleza e de bailes de gala. Hoje, é mantida através do dinheiro da prefeitura e da Universidade Federal do Paraná, e também conta com a verba dos próprios moradores, de convênios, doações e do trabalho voluntário.

  Desde 2009, esta passando por reformas. Este ano, foi realizado um protesto devido ao atraso das obras. “As obras já estavam atrasadas há dois anos e agora elas foram totalmente paralisadas”, informa o presidente da Fundação Casa do Estudante Universitário do Paraná, Antonio Marcus dos Santos.

  Se a reforma for concluída, a nova estrutura poderá fazer com que a CEU volte a fazer seus projetos, atividades culturais, shows, palestras e muito mais.
Tudo dependerá do bom andamento das obras

Amar, gostar e apaixonar-se

Continuação...

Gostar: Um erro tremendo que as pessoas cometem, é de gostar uma das outras e já ‘acharem’ que amam.
Gostar é quando o eu é mais importante do que o você. É quando se tem um afeto por alguém, mas não faz de tudo para a pessoa. Você pode gostar de alguém, mas talvez goste como amigo, e confunda isso com outro sentimento, ou outro tipo de ‘gostar’. É como se você tivesse um sentimento afetivo, carinhoso com alguém, mas não queira nada mais que isso, e não se esforça para que esse sentimento aumente; isso é gostar como amigo. Já quando gosta de alguém ‘de outra maneira’, é o começo de um amor, de um relacionamento mais concreto, então ai sim você se esforça para que esse sentimento se transforme em algo maior. Quando você quer ficar perto daquela pessoa em qualquer momento. È mais que um simples afeto de amigo, mas nunca se esquecendo de si mesmo.

Paixão: muito parecido com amor, mas bem relativo ao gostar. A paixão é como um “circuito vicioso”, você deseja, mas não ama, por isso que existe a tal ‘paixão a primeira vista’, e não amor. Se apaixonar é encantamento, feitiço do olhar, gostar do físico não conhecendo interiormente. A paixão quando acaba é desastroso, pois o (a) apaixonado nunca mais quer ver a pessoa por quem se apaixonou; pelo fato de ficar muito magoado com tudo aquilo que ele(a) o fez; então se acaba em lágrimas, pois queria que tal relacionamento desse certo e durasse “para sempre” como num conto de fadas, mas no mundo real o ‘para sempre’ sempre acaba, e, na maioria das vezes, com um odiando o outro. É difícil quando um relacionamento acaba bem, com ambos amigos porque o namoro (ou algo parecido) é gerando de uma amizade, e quando acaba a amizade sempre fica muito abalada, nunca ficará a mesma, pois ambos lembram-se das coisas ruins que um fez o outro sofrer (vice-versa).
 Apaixonar-se não significa que isso levará a um casamento, e coisas assim. A obsessão do apaixonado pelo outro é muito perversa, e raramente as paixões obsessivas levam a um amor verdadeiro. Por isso não queira ficar com uma pessoa só porque esta é bonita, conheça-a interiormente, e veja com quem você realmente quer ter um relacionamento estável e duradouro. Quando nos casamos, temos que amar acima de tudo e de todos o seu noivo (a), e mesmo que não seja fiel, fale a verdade e não deixe seu amado(a) sofrer, proteja-o, e deixe-o  feliz acima de tudo.


E então descobriram o que sente de verdade? Sabem agora quem o ama e quem a penas gosta de você?Espero ter ajudado!
“O amor não é explicável, quando você sente sabe que é, e não precisa de ninguém pra lhe ajudar a descobrir isso!”

Por que têm jovens que são chamados de nerds?

Continuação...



Um Nerd é um menino (a) que é deslocado, ou seja, um aluno que estuda muito, inteligente, prestativo, que não faz atividades físicas, por isso, na maioria das vezes, são obesos, e tambem são muito ligados a tecnologia, sempre com um aparelho eletrônicos em mãos.
                Mas a expressão ‘Nerd’ não vem deste sentido, a expressão é usada desde o final da década de 1950 no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Nerd é a abreviatura de Northern Electric Research and Development (Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da companhia Northern Electric do Canadá, hoje Nortel), os indivíduos que ali trabalhavam, passavam noites em claro para suas pesquisas nos laboratórios de tecnologia. Então na década de 1960 foi aplicada tal expressão às pessoas que eram muito inteligentes, ligadas a tecnologia e com dificuldades de se relacionar socialmente, tornando-se assim uma pessoa tímida e solitária.
É fácil identificar um “Nerd” na sociedade. Eles têm um vestuário mais básico (mais anos 80), sempre com óculos e pelo menos um livro ou um celular em mãos. Lembrando que são tímidos, e não-sociaiveis.
Subgrupos
Há muitos 'subgrupos' de Nerd. Dentre eles, destacam-se:
Geeks, em alguns lugares também chamados de tecnonerds: são os Nerd cujo interesse volta-se especialmente para a tecnologia, ciência e informática;
Gamers: os jogadores compulsivos de vídeo games;
Retro-Gamers: os jogadores compulsivos de vídeo games evidentemente ultrapassados e inferiores;
Cards Gamers: os jogadores compulsivos de Cards Games (Yu-Gi-Oh, Magic, Pokemon);
Board Gamers: os jogadores compulsivos de jogos de tabuleiro modernos (Carcassonne, Coloretto: Descobridores de Catan, Puerto Rico), ou jogos tradicionais como (Stratego e Xadrez);
RPGistas: os jogadores de Role playing games (RPG), normalmente sobre temas medievais;
Fanbase ou Fandom: um grupo caracterizado por ser fã de uma obra, ou conjunto de obras específicas como:
Lord of the Rings Fans: do universo de O Senhor dos Anéis;
Star Warriors: do universo de Star Wars;
Trekkers' ou Trekkies: do universo de Star Trek;
Babylon V'ers: de Babylon 5
eXcers: de Arquivo X;
Battlestar Galactica
Potteretes: fans de Harry Potter
Gaters: do universo de Stargate
Otaku: fans de Animes/mangás, de desenhos Japoneses e convenções de Cosplay, onde se dizem interessados pela cultura e língua japonesas.
Fanboy: são os nerds aficcionados em uma determinada marca ou produto, (vale lembrar que algumas vezes fanboys não são bem vistos pelos gamers ou no mundo dos videogames, por defenderem muitas vezes, por exemplo, um determinado console, desprezando os outros), são alguns tipos de fanboys:
Caixistas: são os obcecados pela Microsoft e seus produtos.
Sonystas: são os obcecados pela Sony e seus produtos.
Nintendistas: são os obcecados pela Nintendo e seus produtos.

Usa-se também o termo CDF (significados: cabeça-de-ferro; crânio-de-ferro ou c*-de-ferro), são alunos extremamente dedicados ao estudo,é muito confundido com os Nerd’s, esses pesquisam e estudam seu objeto de apreciação, já os CDF’s  concentram-se nas matérias escolares, conseguindo excelentes médias finais; não esquecendo que os CDF’s tem sim uma vida social e são populares nos colégios por sua inteligencia.

Diferença entre superstição e crendice

O que é crendice?
Crendice é ter fé em algo, seja isto real ou não. Pode ser um ser inanimado, ou uma ideologia, um pensamento, uma proposta de dogmas de certa religião, etc, mas que isto tenha a firme convicção de que, para a pessoa, seja verdadeiro, e esta acaba tendo confiança neste algo ou alguém.
A fé se relaciona de maneira unilateral com os verbos acreditar, confiar e apostar, isto é, se alguém tem fé em algo, então acredita, confia e aposta nisso, mas se uma pessoa acredita, confia e aposta em algo, não significa, necessariamente, que tenha fé. A diferença entre eles é que ter fé é nutrir um sentimento de afeição, ou até mesmo amor pelo que acredita,confia e aposta.
 A fé não é baseada em evidências, e portanto as alegações da fé não são reconhecidas pela comunidade científica. É geralmente associada a experiências pessoais e pode ser compartilhada com outros através de relatos, principalmente no contexto religioso, usada frequentemente como justificativa para a própria crença em que se tem fé, o que caracteriza raciocínio circular.


O que é superstição?
Superstição é um termo derivado do latim – supers estitio – que significa fanatismo, receio vão, culto falso, religião falsa.
É acreditar em algo que ocorreu, mas que não é cientificamente comprovado. Geralmente as pessoas recusam a achar de superstição uma crença ou prática alegando que é "verdade" (astrologia) ou que "funciona" (procedimentos individuais de cura). Assim, alguns classificam de supersticiosas, já que errôneas crenças que outros consideram como sendo verdadeiras.
Na superstição, observa-se a ausência de uma paixão religiosa entranhada e doentia; as entidades santificadas ou temíveis são substituídas por objetos, animais, vegetais, minerais, por palavras e gestos.
Exemplo das superstições mais populares no Brasil:

- Cruzar na rua com um gato preto dá azar;
- Quebrar um espelho provoca sete anos de azar na vida de quem quebrou;
- Passar por debaixo de uma escada dá azar;
- Achar um trevo de quatro folhas trás sorte;
- Pé de coelho trás sorte;
- Deixar um sapato ou chinelo de cabeça para baixo pode provocar a morte da mãe;
- Abrir guarda-chuva dentro de casa pode atrair morte;
- Toda sexta-feira 13 é um dia perigoso e podem ocorrer fatos ruins para as pessoas;
- Jogar moedas numa fonte de água pode realizar um desejo da pessoa que jogou;
- Bater três vezes numa madeira pode evitar eventos ruins.

Energia, você conhece?

Energia Solar


            Energia solar é aquela proveniente do Sol (energia térmica e luminosa). Esta energia é captada por painéis solares, formados por células fotovoltaicas, e transformada em energia elétrica ou mecânica. A energia solar também é utilizada, principalmente em residências, para o aquecimento da água.

A energia solar é considerada uma fonte de energia limpa e renovável, pois não polui o meio ambiente e não acaba.
A energia solar ainda é pouco utilizada no mundo, pois o custo de fabricação e instalação dos painéis solares ainda é muito elevado. Outro problema é a dificuldade de armazenamento da energia solar.
Os países que mais produzem energia solar são: Japão, Estados Unidos e Alemanha.



Energia Eólica

Energia eólica é aquela gerada pelo vento. Desde a antiguidade este tipo de energia é utilizado pelo homem, principalmente nas embarcações e moinhos. Atualmente, a energia eólica, embora pouco utilizada, é considerada uma importante fonte de energia por se tratar de uma fonte limpa (não gera poluição e não agride o meio ambiente).
Grandes turbinas (aero geradores), em formato de cata-vento, são colocadas em locais abertos e com boa quantidade de vento. Através de um gerador, o movimento destas turbinas gera energia elétrica.
Atualmente, apenas 1% da energia gerada no mundo provém deste tipo de fonte. Porém, o potencial para exploração é grande.
Os países com o maior número de instalações de energia eólica são os seguintes: Alemanha (16.629 MW), Espanha (8.263 MW), Estados Unidos (6.740 MW), Dinamarca (3.117 MW) e Índia (3.000 MW). Alguns países, como Itália, Holanda, Japão e Reino Unido, estão acima ou próximos da marca dos 1.000 MW.

Energia da Biomassa

Para produzir a energia da biomassa, é preciso um grande percurso. Um exemplo da biomassa é a lenha que se queima nas lareiras. Mas hoje, quando se fala em energia biomassa, quer dizer que estão falando de etanol, biogás, e biodiesel, esses combustíveis, que tem uma queima tão fácil, como a gasolina e outros derivados do petróleo, mas a energia da biomassa é derivada de plantas cultivadas, portanto, são mais ecológicas.
Para ter uma idéia de como a energia da biomassa é eficiente, o etanol, extraído do milho, é usado junto com a gasolina nos Estados Unidos; e também, é produzido da cana de açúcar, o etanol responde metade dos combustíveis de carro produzido no Brasil. Em vários países, mas principalmente nos Estados Unidos, o biodiesel de origem vegetal é usado junto ou puro ao óleo diesel comum. Segundo o diretor do centro nacional de bio energia: “Os biocombustíveis são a opção mais fácil de ampliar-se o atual leque de combustíveis”
O único problema da biomassa é que por conta da fotossíntese (o processo pela qual as plantas captam energia solar) é bem menos eficiente por metro quadrado do que os painéis solares, por causa desse problema, é que para ter uma boa quantidade de captação de energia por meio de plantas, é preciso uma quantidade de terra bem mais extensa. Estima-se de que para movimentar todos os meios de transportes do planeta só usando biocombustíveis, as terras usadas para agricultura teriam que ser duas vezes maiores do que já são.
Para ser mais eficaz, deixando mais rápidas as colheitas, e deixando serem mais captadores de energia, cientistas estão fazendo pesquisas. Atualmente, os combustíveis extraídos da biomassa são vegetais, como o amido, o açúcar, e óleos, mas alguns cientistas estão tentando deixar esses combustíveis líquidos. Outros estão visando safras que gerem melhores combustíveis.
E esse é o grande problema da energia da biomassa, mas para Michel Pacheco, “Estamos diante de muitas opções, e cada uma tem por trás um grupo de interesse. Para ser bastante sincero, um dos maiores problemas com a biomassa é o fato de existirem tantas alternativas“

Energia das Marés

Todos os dias observa-se que o nível do mar não é o mesmo. Esse fenômeno - movimento de subida e descida das águas - recebe o nome de maré. As marés são influenciadas pela força gravitacional do Sol e da Lua. é essa diferença de nível que temos aproximadamente a cada 12 horas. A energia que pode ser captada a partir das marés se faz de modo semelhante ao aproveitamento hidroelétrico, que consiste em:
Um reservatório junto ao mar, através da construção de uma barragem, e Casa de força (turbina + gerador).
O aproveitamento é feito nos dois sentidos: na maré alta a água enche o reservatório, passando através da turbina, e produzindo energia elétrica, na maré baixa a água esvazia o reservatório, passando novamente através da turbina, agora em sentido contrário ao do enchimento, e produzindo energia elétrica.
Este tipo de energia gera eletricidade em alguns países, tais como: França (onde se localiza a pioneira La Rance), Japão e Inglaterra. Na França, 1967, os franceses construíram a primeira central mareomotriz (ou maré motriz, ou maré - elétrica; ainda não existe um termo oficial em português), ligada à rede nacional de transmissão. Uma barragem de 750 metros de comprimento, equipada com 24 turbinas, fecha a foz do rio Rance, na Bretanha, noroeste da França. Com a potência de 240 megawatts (MW), ou 240 mil quilowatts (kW), suficiente para a demanda de uma cidade com 200 mil habitantes.
No Brasil, temos grande amplitude das marés em São Luís - Baía de São Marcos, no Maranhão - com 6,8 metros e em Tutóia com 5,6 metros, também nos estuários do Rio Bacanga (São Luís -MA- marés de até 7 metros) e a Ilha de Maracá (AP - marés de até 11 metros). Infelizmente, nessas regiões a topografia do litoral não favorece a construção econômica de reservatórios, o que impede seu aproveitamento.
O ciclo de marés de 12 horas e meia e o ciclo quinzenal de amplitudes máxima e mínima apresentam problemas para que seja mantido um fornecimento regular de energia. A energia das marés pode ser aproveitada onde existem marés, com grande diferença de nível (= 5,5 m) da maré baixa para maré alta e onde o litoral apresenta condições para construção econômica do reservatório.