sexta-feira, 8 de julho de 2011

Diferença entre superstição e crendice

O que é crendice?
Crendice é ter fé em algo, seja isto real ou não. Pode ser um ser inanimado, ou uma ideologia, um pensamento, uma proposta de dogmas de certa religião, etc, mas que isto tenha a firme convicção de que, para a pessoa, seja verdadeiro, e esta acaba tendo confiança neste algo ou alguém.
A fé se relaciona de maneira unilateral com os verbos acreditar, confiar e apostar, isto é, se alguém tem fé em algo, então acredita, confia e aposta nisso, mas se uma pessoa acredita, confia e aposta em algo, não significa, necessariamente, que tenha fé. A diferença entre eles é que ter fé é nutrir um sentimento de afeição, ou até mesmo amor pelo que acredita,confia e aposta.
 A fé não é baseada em evidências, e portanto as alegações da fé não são reconhecidas pela comunidade científica. É geralmente associada a experiências pessoais e pode ser compartilhada com outros através de relatos, principalmente no contexto religioso, usada frequentemente como justificativa para a própria crença em que se tem fé, o que caracteriza raciocínio circular.


O que é superstição?
Superstição é um termo derivado do latim – supers estitio – que significa fanatismo, receio vão, culto falso, religião falsa.
É acreditar em algo que ocorreu, mas que não é cientificamente comprovado. Geralmente as pessoas recusam a achar de superstição uma crença ou prática alegando que é "verdade" (astrologia) ou que "funciona" (procedimentos individuais de cura). Assim, alguns classificam de supersticiosas, já que errôneas crenças que outros consideram como sendo verdadeiras.
Na superstição, observa-se a ausência de uma paixão religiosa entranhada e doentia; as entidades santificadas ou temíveis são substituídas por objetos, animais, vegetais, minerais, por palavras e gestos.
Exemplo das superstições mais populares no Brasil:

- Cruzar na rua com um gato preto dá azar;
- Quebrar um espelho provoca sete anos de azar na vida de quem quebrou;
- Passar por debaixo de uma escada dá azar;
- Achar um trevo de quatro folhas trás sorte;
- Pé de coelho trás sorte;
- Deixar um sapato ou chinelo de cabeça para baixo pode provocar a morte da mãe;
- Abrir guarda-chuva dentro de casa pode atrair morte;
- Toda sexta-feira 13 é um dia perigoso e podem ocorrer fatos ruins para as pessoas;
- Jogar moedas numa fonte de água pode realizar um desejo da pessoa que jogou;
- Bater três vezes numa madeira pode evitar eventos ruins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário