Bullying é uma situação caracterizada por atos agressivos, verbais ou físicos, de maneira repetitiva por parte de um ou mais contra uma ou mais vitimas. O termo em inglês significa “ameaçar; intimidar”. O bullying é uma combinação de intimidação e humilhação, em outras palavras, é uma forma de abuso psicológico, físico e social.
No ambiente escolar, grande parte do ato do bullying é ocasionado principalmente pelo uso negativo de apelidos e expressões pejorativos criado para humilhar os colegas.
Esse fato pode também ser praticado de um professor para um aluno, por exemplo: o professor intimida o aluno em voz alta rebaixando-o perante a classe e ofendendo sua auto-estima; assumi um critério mais rigoroso na correção de provas com o aluno e não com os demais; persegui alunos por notas baixas ou sem justificativa; ameaça de reprovação; nega ao aluno os seus direitos; assim, expondo-o a tortura psicológica ou ate mesmo tortura física, mais comum em crianças pequena, como puxões de orelhas tapas e cascudos.
Pesquisas revelam que adolescentes que praticam o bullying são agressivos, com personalidade autoritária, tem necessidade de controlar, usam da força para resolver seus problemas e sofrem com auto-estima, ressentimento e inveja.
(Continua)
Nenhum comentário:
Postar um comentário