domingo, 31 de julho de 2011

Entrevia com o Diretor de Esporte e Lazer de Curitiba (Adilson Bassan)

Diretor de esporte e lazer de Curitiba:
QueJornal-O que é ser um diretor de esporte e lazer?
Adilson Bassan: Acredito que é uma oportunidade de fazer algumas coisas que nós sonhamos. Ou seja, é a oportunidade de uma forma correta, de que você ofereça aquilo que você sabe, que a sociedade em si está procurando, está precisando, e você está com essa ferramenta em mãos, ou seja, eu posso junto com minha equipe que é maravilhosa (registre-se) é fantástica. Eu posso promover momentos de recreação que normalmente o pessoal de periferia, o pessoal de baixa renda não teria acesso, eu acredito que isso, eu como diretor, está na minha mão, no momento em que trabalho junto com minha equipe, então ai a gente consegue levar a oportunidade pro pessoal.
            QJ-Qual é a sua função?
            Eu estou hoje como diretor de lazer e atividade física, a minha função é agregar na equipe, ai de forma a pegar o direcionamento que o secretário dá, o secretário vê. Na verdade tem, existe um deslumbramento. O prefeito tem um plano de meta, um plano de governo, e ele define algumas metas a serem atingidas. Isso é aplicado a diversas secretarias, então chega ao nosso secretário, nossa secretária pega a parte que condiz ao esporte e lazer, interação, enfim a ter uma coisa agora na parte da juventude, é, e traz para os seus departamentos. Nós somos em três departamentos hoje. Temos o departamento de esporte, o departamento de incentivo e promoção social e o departamento de lazer e atividade física. Então a minha responsabilidade é pegar tudo aquilo que diz respeito à qualidade de vida do cidadão dentro de atividade física, junto com o departamento. A minha função é exatamente essa.
            QJ-Quais são os projetos em andamento?
            Um Milhão. Olhando aqui pro departamento de lazer, a gente tem cinco programas, vamos lá:
Programa Pedala Curitiba: é como o próprio nome já diz, ele promove a utilização da bicicleta. Seja como um meio de lazer, mas seja tambem, inspirando o transporte em si. A gente começa a colocar na cidade sementes de utilizar a bicicleta como meio de transporte. Como que a gente faz isso: em um momento de recreação, de lazer, a gente começa a colocar idéias de educação no trânsito. Você não pode andar de bicicleta sem seu capacete, sem ter o material adequado pra você andar.
Tambem tem o Dança Curitiba: é maravilhoso. É composto por quatro trabalhos. Então, nós temos o Dança Curitiba que é o circuito dança Curitiba, que são sete encontros. A idéia é levar para a comunidade a oportunidade de contemplar a dança. Em paralelo à isso pega todo aquele cidadão que deseja (seja de academia, seja duma pessoa que não participe de uma academia, mas que gosta de dançar) e oferecer à ele a oportunidade de mostrar o trabalho dele. Então o circuito tem essa proposta. O regulamento está todo no site, as pessoas entram no site e “opa” tem um evento ai pra eu participar, se inscreve, e uma vez por mês acontece esse evento. Outra linha do Dança Curitiba é o festival de dança adaptado em arte que é o “Acordar”, que os dançarinos são estudantes de escolas especiais. Promove a inclusão social. E ainda dentro do Dança Curitiba, temos momentos nas regionais pra terceira idade (Apartir de 60 anos) só nesse caso que é separada a relação de idade. Última, e não menos importante, talvez o fechamento de tudo, é o Festival de Dança Curitiba, acontece três dias seguidos, a idéia é pegar aquilo que agente viu de melhor nas diversas áreas de atuação, trazer para esse momento mais alguns convidados e fazer uma festa na cidade de Curitiba do tamanho que ela é.
Projetos específicos para os jovens: grafite, skate, batalha do brake, capoeira, Le parkur.
No fim da rua XV (Boca Maldita) acontecem todos os dias os ‘Jogos Gigantes’, é livre, e não paga nada.
E tambem vai ter a Gincana Curitibana (mais informações no site).
            QJ-Quantas academias públicas (ao ar livre) têm aqui em Curitiba?
64 academias.
            QJ-Resuma em três palavras como é trabalhar aqui.
            Desafiador, satisfatório e emocionante.
           

               -Site: WWW.curitiba.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário