No dia 29/04 o Colégio Estadual do Paraná recebeu a visita da tribo Fulnio-O. Os índios da tribo Fulni-O vivem no município de Águas Belas, em Pernambuco numa aldeia de 11.500 hectares, localizada a 500 metros da sede da cidade. Sua população é de aproximadamente 3.600 índios.
No início da colonização do Brasil, os índios desta tribo tiveram que substituir suas casas de palha por de alvenaria, porque os ‘brancos’, assim como eles denominam, queimavam suas casas. Não obstante, mesmo com o massacre de índios, e a imposição da sociedade perante seus costumes, eles continuam firmes preservando sua cultura e tradição.Uma característica desta tribo é a pesca com as mãos.Homens são guerreiros, eles são os que defendem e caçam dando a sustentação para a aldeia. Enquanto as mulheres, cuidam da aldeia e das crianças, alem de fazer seus belíssimos artesanatos.
Logo após a apresentação que estes fizeram, tivemos a oportunidade de uma entrevista breve com um dos membros da tribo.
QJ:O que significa mesmo suas pinturas no corpo?
Satle(Índio):As pinturas, são coisas que vemos na mata, dali nos influenciamos.
QJ:Sobre as penas que você usa no seu cocar(espécie de chapéu com penas) como você as consegue?
Satle:nós achamos na mata, é a natureza quem nos dá.
QJ:Como comentado anteriormente, vocês possuem duas localizações, a segunda, a mais afastada... Como funciona?
Satle:Ficamos três meses nesse lugar, chamamos de Ouricuri, lá fazemos nossas rezas e coisas que fazíamos antes dos brancos chegarem.
Em uma entrevista cedida pela tribo, realizada pela internet(Messenger), o índio Satle contou uma lenda da sua tribo para a equipe QueJornal:
‘Havia um grupo de índios que precisava de um líder, porém o líder não estava preparado para comandar um grande grupo.... precisava de uma luz, certo dia ele saiu da sua aldeia e foi caçar. No meio da mata encontrou uma onça que, fez um diálogo com ele mesmo, será que eu mato ela ou não?Ele escutou a onça falando com ele, dizendo para ele não matá-la, porque o Grande Espírito, mandou ela para ensinar o jovem a ser um guerreiro.
Ele se perguntou estou ficando louco?Como uma onça vai falar comigo?Em desespero saiu correndo, desesperado ao ver aquela onça falar, e com ele. Porém no meio do caminho a onça apareceu de novo: ''estou aqui para te fazer guerreiro, para que você possa comandar o grupo que existe na aldeia’’, então o jovem cria coragem e fala:’’eu vou mata-la se não sair do meu caminho, como irei me tornar um guerreiro sendo treinado por uma onça?’’, a onça com sutileza lhe respondeu:’’você irá se tornar um grande guerreiro tendo minha inteligência para caçar, tendo determinação, garra na hora de fazer as coisas e minha rapidez. Volte para a tribo e veja como estão, descanse que amanhã ao nascer do sol começa o treinamento’’. Ele foi, como o combinado, ele colocou obstáculos para ver se a onça iria conseguir passar, obstáculos que ele não conseguiria. Ele fez o treinamento e com o passar do tempo conseguiu, e o pensamento dele mudou, ele começou a entender que tudo tem um porque de estar la e que Deus deu a sabedoria para todos, você apenas precisa achar dentro de si.Conclusão dele: preserve a natureza porque assim você fica bem com você mesmo. Mensagem citada dia 10/05 as 22:36 por Satle Fulnio-O’
![]() |

Nenhum comentário:
Postar um comentário